terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Resenha - Extraordinário - R.J. Palacio

Autora: Intríseca
Páginas: 320
Editora: R.J. Palacio
Nota: 5/5

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 

R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor. 

Esse livro é tão incrível que eu quase não sei como descrevê-lo ou resenhá-lo para vocês, mas eu vou tentar. O livro conta a história de Auggie um menino que nasceu com síndrome genética facial cuja sequela é uma severa deformidade facial, ele é um menino diferente e sabe disso. Então quando os pais deles decidiram que já era hora de estudar em uma escola de verdade, ele meio que surta a ideia de estudar em uma escola cheia de crianças que ficariam encarando ele, não que ele se importe muito, ele ficou muito bom em fingir não ver os olhares, cochichos, caretas e cutucadas não tão sutis.

''Sei fingir que não vejo as caretas que as pessoas fazem. Nós todos ficamos muito bons nisso: eu, mamãe e papai, a Via. Na verdade, retiro o que disse: a Via não é tão boa. Ás vezes ela fica muito irritada quando fazem algo grosseiro.''

Quando ele descobriu sobre a escola ficou irritado com isso, mas depois de conhecer a escola, ele meio que se conforma com essa nova realidade. Quando o Auggie entra na escola não é fácil, todas aquelas crianças olhando, cochichando e observando-o e ele não fica irritado, não, ele entende tudo aquilo e com o decorrer da escola o vemos crescer e amadurecer.

Esse livro foi escrito para fazer as pessoa refletirem mesmo, é um livro narrado por uma criança extraordinária por todos as pessoas que fazer parte dessa história. Eu sou loucamente, completamente e eternamente apaixonada por esse livro que me ensinou tantas coisas e principalmente me ensinou que ser mais gentil que o necessário só faz bem a mim. Não sei o que mais me impactou nesse livro, se foi a história ou se foi pelo jeito como ela é narrada, no fim acho que foi um poucos dos dois, o livro é dividido por personagens, do jeito que eles vêem as coisas. 

Esse livro me emocionou muito, a simplicidade da história, os personagens e principalmente o Auggie e o modo como ele é. Não sei se esta resenha está muito boa, mas não sei como colocar em palavras tudo o que sinto por esse livro.

''O livro de R. J. Palacio é condizente ao título: Extraordinário. Posso ficar aqui elogiando e falando, e ainda sim, não será suficiente. Tornou-se tão querido e especial para mim, que já sinto vontade em relê-lo. Eu não só recomendo, como aconselho que todos leiam. É uma história para todas as idades, que vai emocionar até o coração mais duro.'' Essa trecho de uma resenha lá no skoob me define.

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.
- Auggie

Nenhum comentário:

Postar um comentário